Logotipo - Basso
Foto - O mistério pode estar no interior do painel

O mistério pode estar no interior do painel

12/07/2021    Nenhum comentário

Os painéis utilizados como matéria-prima na indústria de móveis, como OSB, MDF e MDP, em sua maioria são compostos por dois tipos de madeira de reflorestamento: pinus e eucalipto. Porém, esses dois materiais apresentam diferentes características de usinagem. O pinus é macio e o eucalipto é mais duro. Para cortar um painel de eucalipto, a fresa realiza um esforço de 10 a 20% maior e, nos casos críticos, alcança uma velocidade menor.

rnrn

Recomendamos então aos operadores e gerentes de produção que fiquem atentos aos painéis disponíveis para usinagem na empresa. Os mais escuros, avermelhados, são os de eucalipto. Os mais claros, amarelados, são os compostos de pinus. Uma cuidadosa e adequada regulagem de máquina para cada tipo de painel vai ajudar a alcançar os melhores resultados em acabamento, desempenho e durabilidade com as fresas. Lembrando que as fresas em PCD (diamante policristalino) são, de longe, as melhores para usinar painéis de madeira processada.

rnrn

Devido ao aumento das exportações, recentemente, de maneira geral os painéis colocados no mercado nacional perderam um pouco de qualidade em seus materiais de composição. Objetos metálicos, como arames, nós de madeira e outros tipos de impurezas podem estar contaminando as chapas. Tal fato nos faz ligar o sinal de alerta. Além de observar as diferenças entre os tipos de madeiras que compõem os painéis, é necessário tomar cuidado com a procedência do material. é comum ocorrerem casos misteriosos de quebra das fresas sem que haja uma causa aparente. Quando analisados a fundo, os motivos são quase sempre a presença de detritos no interior do painel.

rnrn

Em todos os casos, as equipes de consultores e engenheiros da Wirutex estão capacitadas a orientar sobre as configurações corretas dos parâmetros de corte para os diversos tipos de painéis disponíveis no mercado, como também, se for necessário, analisar o desafio e projetar a ferramenta mais apropriada, que tenha durabilidade superior, além de melhores desempenho e acabamento. Conte com os especialistas em processos da Wirutex para obter a maior produtividade possível durante a usinagem.

rnrn

Carlos Fabichaki - consultor de vendas da Wirutex

rn





Comentários

Preencha todos os campos, por favor.

Seja o primeiro a comentar este post!