Wirutex

menu

Investimento em ferramenta de PCD gera altos ganhos em produtividade

Por Marketing Wirutex

Publicado em 19/07/2021
Investimento em ferramenta de PCD gera altos ganhos em produtividade

As ferramentas de PCD (diamante policristalino) estão conquistando os meios de produção das indústrias de móveis e de processamento da madeira. Aos poucos, vai caindo o mito de que usar essa ferramenta em madeira maciça requer um investimento muito maior do que em uma de metal duro. O fato é que, com avanços das pesquisas em engenharia, em tecnologia e com o barateamento de custos dos materiais, como também devido à necessidade de conquistar espaço em um mercado industrial cada vez mais competitivo, o PCD já é visto como aliado estratégico, principalmente aos olhos de técnicos e dirigentes de empresas que focam produtividade e rentabilidade na gestão dos meios de produção.

As características do PCD contribuem para uma vantagem competitiva entre os meios de produção das empresas. Em larga escala de produção, ou no processamento de materiais mais duros, o ganho com ferramentas em PCD é ainda mais evidente.

Alguns exemplos comparativos.

- Numa comparação com o metal duro, com o uso de ferramenta de PCD o rendimento da produção é muito maior. Como o custo do PCD tem caído ao longo do tempo, o custo/benefício em relação ao metal duro é cada vez melhor.

- Ferramentas em PCD possuem maior resistência ao desgaste e à abrasão dos dentes, portanto maior vida útil.

- A presença do diamante policristalino na ferramenta de corte também proporciona a redução do set-up (número de trocas de ferramenta)

- O PCD também contribui para um ótimo e constante acabamento de corte.

No caso da madeira maciça, comprovadamente, os ganhos em acabamento, eliminação de retrabalho e durabilidade da ferramenta são tão expressivos, que se pode concluir que quem insistir em trabalhar com metal duro está perdendo dinheiro.

Se forem analisados os aspectos acima na "ponta do lápis", a conclusão é que o investimento maior em ferramentas de PCD será traduzido ao longo do tempo em melhor relação custo x benefício.

Pense nisso, e conte com a Wirutex para ajudar você a tomar uma decisão bem embasada quando precisar adquirir ferramentas de corte ou realizar um projeto para aperfeiçoar seus meios de produção.

Para saber mais sobre ferramentas de PCD e metal duro acesse wirutex.com.br.
 

galeria de imagens

Compartilhar:

gostaria de conversar com a gente?