Wirutex

menu

Metal duro superior e geometria especial garantem durabilidade e acabamento

Por Marketing Wirutex

Publicado em 21/06/2021
Metal duro superior e geometria especial garantem durabilidade e acabamento

Notabilizada pelos seus projetos de alta tecnologia em ferramentas de corte em diamante, a Wirutex acaba de expandir os horizontes da tecnologia com o lançamento da fresa Updown. Feita em metal duro, ela está degraus acima das similares do mercado. Fabricada no Brasil, com tecnologia 100% nacional, é uma fresa helicoidal lisa, de geometria Z2, desenvolvida pela engenharia da Wirutex com matéria-prima de altíssima qualidade.

A Updown foi projetada para operar com uma notável propriedade: realizar, simultaneamente, cortes nos sentidos positivo e negativo. Essa virtude, exclusiva no mercado, proporciona acabamento excepcional em uma passada, sem perda de qualidade em qualquer das superfícies do painel usinado. Extremamente versátil, ela pode ser aplicada em contornos, perfis, chapas, madeira maciça, com surpreendente velocidade de avanço. Além disso, sua configuração permite que seja montada em suportes ou adaptadores para centros de usinagens, tupias manuais e pantógrafos.

Por que a matéria-prima Wirutex é superior?

A fresa de metal duro tem como principal característica a resistência, o que possibilita o uso de alturas de corte relativamente altas em comparação ao diâmetro. Entretanto, a sua usinabilidade é muito baixa (material de dureza elevada), o que dificulta a fabricação de peças com geometrias complexas e prejudica a obtenção de um acabamento excelente em ambos os lados do painel.

O que faz a matéria-prima da fresa Updown ser superior é o fato de ser utilizado um metal duro composto por microgrãos, que apresentam granulação mais fina que o usado comumente na indústria. Por isso, sua microestrutura é mais consistente e homogênea, sem a presença de partículas maiores, que têm maior probabilidade de ser arrancadas durante a usinagem. A massa uniforme e compacta, sem porosidade, de microgrãos, permite que uma fresa feita de metal duro com essa estrutura mais densa, por exemplo, tenha uma geometria mais complexa, execute a operação com acabamento superior e leve muito mais tempo para perder o fio de corte. Isso é traduzido em paradas para afiação entre períodos maiores de tempo, maior qualidade de acabamento e produtividade do processo de usinagem.

Por suas propriedades de precisão infinitesimais, os critérios de precisão e tolerância na utilização de metal duro estruturado com microgrãos só apresentam relevância técnica quando o fabricante de ferramentas mantém um sofisticado controle de qualidade no processo de produção. é o caso da Wirutex, que faz questão de ter como fornecedor exclusivo de metal duro a Ceratizit S.A., um dos produtores de materiais em microgrãos de tungstênio mais respeitados do mundo.

Para conhecer melhor as características superiores da Updown entre em contato com nossa equipe de consultores.

galeria de imagens

Compartilhar:

gostaria de conversar com a gente?